Uma espécie de balanço para o primeiro ano

Para os mais desatentos, o OpenLab-ESEV é um projecto recente da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) que pretende agregar e promover iniciativas relacionadas com a utilização de Software Livre e Open Source, tecnologias abertas e conteúdos livres.

Chegado o início do novo ano lectivo e concluído o primeiro ano de existência do projecto, aqui vai uma síntese do que fizemos no nosso primeiro ano de existência:

- Desde Dezembro de 2009, o OpenLab ESEV tem a funcionar um espaço de experimentação e exploração equipado com 6 PCs com GNU/Linux e muito Software Livre. Paralelamente, foi criada uma página online que funciona como primeiro espaço de divulgação das iniciativas realizadas ou a realizar.

- Entre Março e Maio, o OpenLab ESEV organizou mais de uma dúzia de oficinas de formação de 3 horas, aos sábados, sobretudo de iniciação/introdução a aplicações como GIMP, Inkscape, Audacity, Scribus, MyPaint & Alchemy, Toonloop/Luciole, Blender e Cinelerra.
Um destaque merecido para o 22 de Maio, dia em que o OpenLab ESEV teve o prazer de oferecer a todos os interessados 2 oficinas de Blender com o formador Ricardo Ramalho.

- Criámos vários tutoriais, na maior parte dos casos para apoiar as oficinas acima mencionadas.

- Entre Abril e Junho, organizámos 4 sessões de formação/demonstração na FNAC Viseu:

• 21 de Abril: Edição de áudio com Software Livre: introdução ao Audacity (por Mário Araújo)
  • 5 de Maio: Iniciação ao GNU/Linux Ubuntu (por Hélder Freitas)
  • 19 de Maio: Criação de animações em stop-motion com Software Livre (por Hugo Ferreira)
  • 2 de Junho: Pintura digital com Software Livre: MyPaint e GIMP (por Natacha Lourosa)

- No dia 21 de Maio, uma equipa de professores e alunos do OpenLab ESEV visitou a Escola Secundária de Viriato para realizar uma Oficina de Software Livre no âmbito do Dia das Expressões, um evento organizado pela ES Viriato.

- Nos dias 6 e 7 de Julho, uma equipa de professores e alunos do OpenLab ESEV deslocou-se até ao Agrupamento de Escolas de Mundão para divulgar Software Livre junto dos professores do agrupamento. Foram realizadas 8 oficinas de 3 horas em 2 dias, trabalhando aplicações como Inkscape, GIMP, Luciole, Audacity, KompoZer, etc.

- Nos dias 12 e 13 de Julho, o OpenLab ESEV enviou 2 formadores a Vouzela para duas oficinas sobre Software Livre realizadas no âmbito do Colóquio “Educação e Mudança: desafios e oportunidades”, organizado pelo Centro de Formação Castro Daire / Lafões

- Durante o ano lectivo, divulgámos e apoiámos a instalação de GNU/Linux, especial destaque para:

• Instalação do Edubuntu em 5 PCs de salas de Jardins de Infância de Lamego e Viseu.
  • Criação de dezenas de pens USB com versão Live de Ubuntu ou Edubuntu.
  • Apoio à instalação (dual-boot) de vários portáteis de alunos.

Para quem quiser ver fotos, espreite também aqui.