E que Software Livre utilizas? Eis a resposta de Nelson Gonçalves.

E que Software Livre utilizas? Eis a resposta de Nelson Gonçalves.

 

Não é uma resposta fácil mas vou tentar ser sucinto e partilhar os nomes das principais aplicações ou, pelo menos, aquelas que tenho utilizado mais vezes nos últimos tempos.

O meu desktop, em casa, utiliza Debian “wheezy” 64bits.  Sempre que inicio o meu computador pessoal, existem três aplicações que arrancam automaticamente: RadioTray, para ouvir rádio (tenho o hábito de ouvir rádio quando estou no computador), Iceweasel (versão do Firefox) para navegar na Web e Icedove (versão do Thunderbird) para receber/escrever email.

Por diversas razões (profissionais e pessoais), a aplicação que está no topo das minhas preferências é o Blender, uma aplicação para 3D que permite criar diversos tipos de conteúdos. Quando preciso de trabalhar alguma imagem, utilizo o Gimp.

Para escrever textos a única aplicação que utilizo é o Writer  do LibreOffice. Sempre que preciso de uma folha de cálculo ou de fazer uma apresentação utilizo o Calc e o Impress, aplicações que também pertencem à suite LibreOffice. Como muito do que escrevo está relacionado com investigação ou ensino, para recolher e gerir as minhas fontes (e criar as bibliografias!) utilizo o Zotero.

O VLC e o Totem Movie Player são as duas aplicações a que recorro para ouvir música ou ver vídeos e utilizo o Brasero  para gravar CDs/DVDs. Para transferência/gestão de ficheiros utilizo o FileZilla e o RapidSVN. O 7-Zip é a aplicação que mais utilizo (mas não a única) para (des)compactar ficheiros.

Posso ainda mencionar o Dia, para criar esquemas e diagramas, o Celtx, para escrever argumentos, o Bluefish e Kompozer, para edição de HTML e CSS, mas se começar a listar as ferramentas que utilizo com menos regularidade então a lista fica bastante mais longa.

Finalmente, as últimas palavras servem para mencionar uma das aplicações que mais utilizo: o Gedit. Este simples editor de texto é utilizado por mim para os mais diversos fins e é sempre extremamente útil!