Divulgação e sensibilização

Um dos objectivos principais é o de apresentar e discutir os conceitos de software livre e open source, tecnologias abertas e conteúdos livres, relevando as questões éticas e estratégicas relacionadas com a sua utilização. Este propósito de divulgar e sensibilizar para promover escolhas conscientes e informadas no que respeita ao software, concretiza-se nas seguintes linhas de acção:

1. Produção e disponibilização de informação básica, no site e em folhetos e guias, e esclarecimentos sobre software livre e open source, tecnologia aberta e conteúdos livres, quer pessoalmente quer via site, destinados quer à comunidade escolar (ESEV e IPV), quer à comunidade educativa e local.

2. Criação de dispositivos de divulgação de informação relacionada com software livre, nomeadamente, o site do projecto, uma newsletter distribuída por e-mail e contribuições regulares para a imprensa escrita. Serão destacados: a) eventos relativos ao software livre e open source, tecnologias abertas e conteúdos livres ou à sua utilização nas áreas de acção da ESEV; b) notícias sobre a disponibilização de novos softwares e análises críticas de ferramentas.

3. Divulgação de exemplos de boas práticas e inovações relacionadas com as áreas de acção da ESEV, via site e newsletter, que permitam analisar o potencial de software livre e open source, tecnologias abertas e conteúdos livres para projectos desenvolvidos nessas áreas.

4. Divulgação das utilizações realizadas na ESEV e na comunidade educativa em fóruns internacionais, quer via congressos e eventos relacionados com FOSS quer em fóruns on-line quer via parceiros.

5. Participação regular de elementos do OpenLab nos eventos nacionais e internacionais relevantes.

6. Criação de um espaço de experimentação de software livre, aberto à comunidade escolar, disponibilizando computadores com diferentes sistemas operativos e ferramentas variadas instalados.