Produção

Para além das áreas anteriores, em que o OpenLab pretende servir de mediador entre a ESEV e a comunidade de software livre e open source, tecnologias abertas e conteúdos livres, com esta quarta área de intervenção pretendemos participar activamente nessa comunidade. Surge, assim, de forma destacada, a participação em projectos nacionais e internacionais e a produção de conteúdos. O investimento nas áreas anteriores em termos de produção de materiais de divulgação e formação, de propostas de actividades e de eventos releva, igualmente, este potencial de criação própria do OpenLab. As linhas de acção, específicas e articuladas com as anteriores, desta área de intervenção são:

1. Construção de fichas de actividade de utilização de software livre e open source para a Educação.

2. Presença própria em eventos locais e regionais com material de divulgação e acções de formação.

3. Criação e disponibilização de materiais de formação (tutoriais, exercícios, guias,…)

4. Criação e publicação de guias de utilização de software livre e open source, tecnologias abertas e conteúdos livres para áreas e fins específicos.

5. Apresentação de propostas a programas e projectos de desenvolvimento de software livre e open source, tecnologias abertas e conteúdos livres.

6. Organização de eventos na ESEV relacionados com a promoção e a utilização de software livre e open source, tecnologias abertas e conteúdos livres.

7. Criação e disponibilização para venda de produtos de divulgação do OpenLab.

8. Contribuições regulares para a imprensa escrita sobre temáticas relacionadas com software livre e open source, tecnologias abertas e conteúdos livres.