Software Livre

Excerto retirado da “Carta Aberta aos professores sobre Software Livre” publicada pela Associação Ensino Livre:

“Entende-se por Software Livre o conjunto de programas de computador distribuídos mediante uma licença que respeite as seguintes quatro liberdades:

  • Liberdade 1: Liberdade de executar o programa para qualquer fim.
  • Liberdade 2: Liberdade de estudar como o programa funciona e de modificá-lo de forma a que possa corresponder às suas necessidades ou intenções.
  • Liberdade 3: Liberdade de redistribuir cópias, de modo a poder ajudar o próximo.
  • Liberdade 4: Liberdade de poder melhorar o programa e de tornar as suas melhorias públicas, para que toda a comunidade possa beneficiar.

Talvez se imponha concretizarmos com um exemplo, para clarificar. Entre os vários programas de computador disponibilizados pelo projecto OpenOffice.org (www.openoffice.org), encontramos um processador de texto, uma folha de cálculo e um programa para criação de apresentações. Como são Software Livre, podemos utilizar estes programas para qualquer fim, instalá-los em qualquer local e tantas vezes quantas as que considerarmos necessárias sem que isso implique qualquer pagamento de licenças ou pedido de autorização. Tratando-se de Software Livre, podemos instalar estes programas na universidade, na escola, na associação, em casa ou noutro local qualquer sem ter que pagar licenças nem incorrer em infracção! Podemos fazer cópias destes programas e distribuí-las pela comunidade, pelos amigos, pelos alunos, encarregados de educação, colegas, etc. Se tivermos conhecimentos para tal, podemos modificá-los e adaptá-los às nossas necessidades e distribuir essas versões modificadas.”

Para informação adicional sobre Software Livre e a sua utilização ou impacto na Educação e nas Artes, recomendamos que comece pela exploração da página da Free Software Foundation e a leitura dos textos “10 razões para utilizar Software Livre na Educação” ou “Free/Libre and Open Source Software and Art: sharing some thoughts“.

Caso procure algumas orientações ou sugestões de aplicações de Software Livre, recomendamos que comece pela consulta dos textos breves publicados na nossa secção Artigos e Livos. Se pretende documentos com informação mais substancial ou completa, pode sempre descarregar os documentos “Guia de Software Livre para Escolas, Alunos e Professores” e “Guia criativo SL“.